Revisão da vida toda: documentos necessários para pedir a revisão

Revisão da vida toda: documentos necessários para pedir a revisão

Depois de nove meses de julgamento suspenso, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria e decidiu a favor dos aposentados no processo conhecido como “revisão da vida toda”.

A revisão da vida toda é uma ação judicial na qual aposentados pedem que todas as suas contribuições ao INSS, inclusive as realizadas antes da criação do real, em 1994, sejam consideradas no cálculo da média salarial para aumentar a renda previdenciária.

O advogado Roberto Flório destaca a importância de consultar um advogado especialista em Direito Previdenciário para o profissional avaliar toda a documentação do aposentado e assim informar se vale a pena ou não pedir a revisão da vida toda.

Revisão da vida toda documentos necessários para pedir a revisão

Segundo Flório, que há 19 anos atua com benefícios do INSS e tem um escritório no centro de São Paulo, os documentos necessários para um profissional avaliar a situação do aposentado são:

  • Documento de identidade com RG e CPF;
  • Carteiras de trabalho: cópia da página da foto, qualificação civil, registros de trabalho, alterações salariais, anotações de férias, contribuição sindical e demais anotações gerais à caneta e que contenham assinaturas e carimbos.
  • Senha de acesso ao MEU INSS: quem não tem essa senha poderá solicitar no site meu.inss.gov.br. Se houver alguma dificuldade, o escritório de advocacia dará as devidas orientações.
  • Certificado de reservista: para quem serviu ao exército.
  • Carnês de contribuição: válido para quem contribui com carnês da Previdência Social. Necessário somente para quem não tem as contribuições registradas no cadastro do INSS.
  • PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário: formulário fornecido pela empresa – é necessário para quem trabalhou em condições de insalubridade – se não tiver esse formulário, a análise inicial poderá ser feita mesmo sem o documento.

Com todos os documentos em mãos, envie tudo por e-mail ou Whatsapp (de preferência no formato PDF) ao seu consultor previdenciário com fotos em perfeitas condições, que podem ser feitas com seu celular.