Você sabia que é possível se aposentar sem sair de casa?
Para responder esta pergunta e esclarecer algumas questões, conversamos com o advogado Roberto Flório, que há mais de 20 anos atua com benefícios do INSS e tem um escritório no centro de São Paulo.
Segundo ele, atualmente o pedido de aposentadoria é realizado através do portal e aplicativo MEU INSS, e os processos contra o INSS também tramitam de forma eletrônica. Por isso, afirma o especialista, é possível SIM se aposentar sem sair de casa.
Leia também: Planejamento Previdenciário | O Que É e Quem Deve Fazer?
Mas o advogado orienta que só é possível se o contribuinte cumprir as exigências do INSS, digitalizar toda a documentação e seguir o passo a passo impecavelmente. “Muitas vezes, a ausência de um carimbo ou de um documento faz o INSS negar o pedido de aposentadoria”, diz Flório.
É importante ressaltar que com a reforma da previdência a idade mínima para dar entrada na aposentadoria é de 62 anos para as mulheres e de 65 anos para os homens, além de 15 anos de contribuição.
Além disso, o especialista em direito previdenciário, ressalta a importância do planejamento previdenciário para saber o melhor momento para pedir o benefício. “Com ferramentas eletrônicas e toda documentação do contribuinte digitalizada é possível fazer um estudo minucioso e descobrir quando dar entrada no INSS e quanto a pessoa vai receber.” finaliza Roberto Flório.