INSS fará perícias virtuais para evitar risco de proliferação do coronavírus

Análise da concessão de benefícios por auxílio-doença e BPC ao deficiente será feita por meio dos documentos, exames e atestados enviados a portal

O governo federal realizou algumas determinações no intuito de amenizar os efeitos da proliferação da pandemia denominada Coronavírus.

A novidade agora se dá com relação às perícias virtuais. O INSS passará a analisar a concessão dos benefícios por incapacidade temporária (auxílio-doença) e BPC – benefício de prestação continuada ao deficiente por meio dos documentos médicos, atestados, laudos e exames através do portal Meu INSS. Ou seja, não haverá mais perícia presencial a fim de preservar o isolamento necessário neste período.

inss coronavirus

De fato, considerando que as perícias serão realizadas de forma indireta pelos canais remotos do Meu INSS, há que se observar que os documentos enviados pelo segurado devem ser os mais claros, técnicos e idôneos possíveis.

Juliane Penteado, especialista em direito previdenciário e coordenadora do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário esclarece que o segurado inicialmente deverá possui uma senha do portal meu INSS.

Caso não possua deverá acessar www.meu.inss.gov.br e seguir os passos para tanto. Neste momento será importante ter em mãos os documentos pessoais de RG, CPF, CTPS e /ou carnês de recolhimento, uma vez que o sistema faz perguntas sobre a vida contributiva do trabalhador.

Fonte: www.acritica.net