Motivos para pedir o benefício do INSS com a ajuda de um advogado

Por Marcelo Andrade

Preciso de um advogado para dar entrada no meu pedido de aposentadoria no INSS? Essa é uma dúvida muito comum feita pelo trabalhador que está perto de se aposentar.

Segundo o advogado Roberto Flório, atualmente o pedido de aposentadoria é realizado através do portal e aplicativo “MEU INSS”. Basta digitalizar toda a documentação e seguir o passo a passo impecavelmente.

Contudo, o especialista em benefícios do INSS explica que uma falha no cadastro ou da interpretação do analista de benefícios do INSS pode ocasionar o indeferimento do pedido.

Leia também: É possível se aposentar sem sair de casa?

“É comum o trabalhador com dúvidas sobre as novas regras do INSS, quais documentos exigidos e como fazer o pedido. São detalhes que dão muita dor de cabeça para quem pretendia se aposentar com tranquilidade”, alerta Roberto Flório que tem um escritório no centro de São Paulo. 

O advogado Roberto Flório tem 20 anos de experiência em benefícios do INSS

 

Segundo ele, o mais recomendado é fazer um planejamento previdenciário com um especialista da área previdenciária. Existem situações em que, para ter direito ao melhor benefício, é fundamental que o seu caso seja acompanhado por um advogado especialista. Esse estudo revela qual o melhor momento para fazer o pedido e qual será o valor da aposentadoria.

O especialista destacou também os principais motivos para você contar com a ajuda de um advogado para pedir sua aposentadoria.

  • A possibilidade de negativa do benefício é muito menor com a ajuda de um advogado, que tem contato diário com esse tipo de situação;
  • Existem diversas categorias de aposentadoria e benefícios que podem ser pedidos ao INSS e, nem sempre, a documentação que serve para um caso, serve para outro;
  • Pode haver uma documentação específica que não é tão acessível ao trabalhador, mas é facilitado ao advogado que tem o conhecimento técnico para sugerir a melhor decisão;
  • Possibilidade de incluir mais tempo de contribuições. Muitas vezes o registro consta na carteira de trabalho, mas não aparece no banco de dados do INSS e isso pode trazer melhores resultados.

Enfim, sabemos que você lutou para conseguir a tão sonhada aposentadoria e por isso é altamente recomendado que você busque a ajuda de um advogado especialista em benefícios do INSS.